mácula - определение. Что такое mácula
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:     

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое mácula - определение

  • Máculas acrômicas na perna de paciente com [[vitiligo]], doença na qual esse tipo de lesão é comum.

mácula         
sf (lat macula)
1 Mancha, nódoa.
2 Deslustre, desonra, infâmia, labéu.
3 Estigma, ferrete.
4 Bot Fosseta areolada das coníferas
sf pl Astr Pontos escuros no disco solar ou lunar
M. acústica: ponto do sáculo e utrículo onde penetram as fibras nervosas
M. do pecado original: a impureza adquirida pelo primeiro pecado de Adão
M.-lútea: região da retina situada aproximadamente no ponto em que o eixo ântero-posterior do globo ocular encontra virtualmente aquela, de máxima sensibilidade visual
M. olfativa: região pouco extensa da mucosa nasal, onde são recebidas as impressões olfativas.
Mácula         
Mácula ou mancha é uma lesão elementar da pele caracterizada por uma área delimitada de coloração distinta da pele ao redor, porém sem relevo ou espessamento perceptíveis. Pode ter origem pigmentar, vascular ou hemorrágica, respeitando a seguinte classificação:
Mácula         
f.
Nódoa.
Fig.
Labéu.
Infâmia; desdoiro.
(Lat. macula)

Википедия

Mácula

Mácula ou mancha é uma lesão elementar da pele caracterizada por uma área delimitada de coloração distinta da pele ao redor, porém sem relevo ou espessamento perceptíveis. Pode ter origem pigmentar, vascular ou hemorrágica, respeitando a seguinte classificação:

As máculas pigmentares decorrem de alterações na concentração de melanina, armazenada pelos melanócitos na pele, sendo que o excesso desse composto resulta em uma mácula hipercrômica e a ausência ou escassez em máculas acrômicas ou hipocrômicas, respectivamente. As máculas vasculares são produzidas por defeitos na microcirculação da pele. Ao serem comprimidas, devem desaparecer e depois retornar, o que as difere das máculas hemorrágicas. As telangiectasias e os eritemas são tipos de máculas vasculares. As manchas hemorrágicas, de acordo com sua forma e tamanho, podem ser classificadas como petéquias (formato de um ponto), víbices (formato linear) e equimoses (formato de placas). A cor das manchas hemorrágicas varia de acordo com o seu estágio, evoluindo do vermelho-arroxeado ao amarelo, conforme há degradação da hemoglobina do sangue. Quando há extravasamento de sangue, causando a elevação da pele, trata-se de um hematoma.